O Rio de Janeiro acaba de ganhar um novo festival internacional de artes cênicas. Trata-se do TEMPO_FESTIVAL das Artes, estruturado em três tempos diferentes: no 1º TEMPO, realizado entre os dias 16 e 18 de dezembro no Oi Futuro (Flamengo), o público refletiu sobre os processos de criação; no 2º TEMPO, marcado para abril, acompanhará toda a diversidade artística; e no, terceiro, no TEMPO CONTÍNUO, participará de uma rede de conhecimento.

Com direção artística e coordenação geral de Bia Junqueira, Cesar Augusto e Márcia Dias, o 1º TEMPO conta com a contribuição da filósofa, psicanalista e poeta Viviane Mosé. Na programação desta primeira etapa, a presença do sociólogo e teórico do teatro francês Emmanuel Wallon, autoridade em sociologia do teatro e em políticas culturais na Europa. Em destaque, a Mostra Antunes Filho, com curadoria de Julio Cesar de Miranda, prestando uma homenagem ao diretor, que acaba de completar 80 anos, com exibição de vídeos de montagens emblemáticas. O público também conferiu o resultado da residência entre atores brasileiros e portugueses - “Dulce”. O ator e poeta Michel Melamed fez uma intervenção, intitulada “Trilogia Brasileira – algumas reflexões sobre os quatro espetáculos”. No primeiro encontro, “Arte, Tempo, Vida”, o ator Fernando Eiras conversou com Julia Lemmertz, Emílio de Mello e Gustavo Acioli sobre seu processo criativo. O Coletivo Improviso, coordenado por Enrique Diaz, também apresentou seu trabalho. Completando a programação, o encontro “Arte e contemporaneidade”, com a participação da pesquisadora e escritora Heloisa Buarque de Hollanda; da diretora de teatro Christiane Jatahy; do crítico de arte Paulo Sérgio Duarte; e do jornalista e crítico de cinema Pedro Butcher.

O 2º TEMPO do Festival terá por foco a programação artística, com contato entre o teatro, a dança, a performance, as artes visuais, a música, o cinema e as novas tecnologias, entre outras referências.

Fechando o festival, o lançamento do TEMPO CONTINUO, que consistirá num site (www.tempofestival.com.br) que dará suporte ao festival por 365 dias.