Quando o espectador senta na poltrona do Teatro Villa-Lobos, a orquestra o presenteia com a ótima trilha instrumental da peça, original de Stephen Sondheim, numa espécie de prólogo musical. A partir daí o público é convidado a conhecer a conturbada história real da stripper Gypsy Rose Lee.

Por mais que a peça carregue o nome da extinta "Baby Louise", a protagonista e voz ativa do musical é sua mãe dominadora, Mama Rose, interpretada por uma ótima e competente Totia Meireles. Dentre o grande elenco, novamente conta-se com uma boa leva de atores veteranos que dão suporte ás cenas, como já visto em O Despertar da Primavera, além das convincentes atuações dos personagens principais, ainda que alguns um pouco americanizados. Vocalmente, os holofotes iluminam as atrizes principais, Totia Meireles (Mama Rose) e Adriana Garambone (Louise/Gypsy). Outro destaque é o coadjuvante André Torquato (Tulsa) que mostra seu talento no número musical "Só Me Falta o Meu Par".

Na nova montagem de Charles Möeller e Cláudio Botelho, o primeiro acerta com uma direção precisa e sem grandes complexidades; o segundo também acerta em suas traduções divertidas, coerentes e de fácil entendimento. A novidade é o sapateado, que aparece como um novo elemento em seus musicais, muito bem executado pelo coro. Os dois trazem novamente a já famosa beleza do canto, dos grandes cenários e figurinos, que enchem os olhos do espectador, adjunta de uma correta iluminação.

O musical "Gypsy" possui vários números musicais encantáveis, mas os de maior força e poder ficam por conta das canções finais do primeiro e segundo ato, respectivamente "A Vida Será Cor-de-Rosa" e "A Hora de Rose", cantadas por Totia Meireles. A peça ainda conta com o ótimo número cômico "Um Truque", cantado por três strippers veteranas de um teatro burlesco, que encabeçadas por uma maravilhosa Liane Maya, roubam totalmente as cenas em que aparecem.
                                                                                 
Dentre a grande safra de musicais que vem crescendo no Brasil, "Gypsy - O Musical" é de longe o melhor musical da dupla Moeller&Botelho. Como diria Mama Rose, eles tiveram um sonho e acreditaram que o céu é o limite, e em detrimento disso, vê-se no Teatro Villa-Lobos um verdadeiro musical da Broadway!