Escola de formação de atores que visa ao aprendizado e aprimoramento nos diversos campos interpretativos (teatro, cinema e televisão), a Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) vem ganhando expressiva representação na TV. Vários ex-alunos têm despontado na telinha em novelas de emissoras variadas, ainda que com especial concentração na Rede Globo.

Em Escrito nas Estrelas, novela filiada à temática espírita assinada por Elizabeth Jhin, Gisele Fróes, atriz com experiência acumulada no teatro (a julgar por sua parceria com o diretor Jefferson Miranda), interpreta a médica Jane, apaixonada pelo também médico Ricardo (Humberto Martins), protagonista da história. Não é a primeira experiência de Gisele, elogiada na TV por sua presença em novelas como Sinhá Moça, remake da novela de Benedito Ruy Barbosa assinado por suas filhas, Edmara e Edilene Barbosa, e A Favorita, de João Emanuel Carneiro. Ainda na trama das 18h, Tommy Schiavo, que havia participado de Paraíso – outro remake, a cargo das mesmas Edmara e Edilene – surge como Robson, médico-assistente no posto de saúde de uma favela. E Wal Schneider é Chico, que não mede esforços para conquistar Mundinha (Rosane Goffman).

Já em Ti-ti-ti (mescla, orquestrada por Maria Adelaide Amaral, de duas novelas de sucesso de Cassiano Gabus Mendes, Ti-ti-ti e Plumas e Paetês), André Arteche – ator que despontou no cinema (em Houve uma vez dois verões, de Jorge Furtado) e se destacou, na TV, em Desejo Proibido e Caminho das Índias – faz Julinho, personagem que suscitou polêmica na primeira semana devido ao namoro com Osmar (Gustavo Leão). Juliana Paiva, modelo desde os nove anos que começou a trilhar carreira de atriz (com participações nas novelas Viver a Vida e Cama de Gato e no filme Desenrola, de Rosane Svartman), ficou com a responsabilidade de interpretar Valquíria Spina, personagem de Malu Mader na primeira versão de Ti-ti-ti. E Guilherme Winter voltou à TV como Renato Vila depois de participações em temporadas de Malhação e na já citada Paraíso.

Novela de Silvio de Abreu, que aposta numa trama de mistério centrada na ganância suscitada pela fortuna da família capitaneada por Bete Gouveia (Fernanda Montenegro), Passione reúne alguns ex-alunos da CAL: Marcelo Antony, escalado para o misterioso Gerson, fascinado por imagens misteriosas que vê diante do computador; Tammy di Calafiori, despontando como Lorena. a jovem apaixonada pelo amante da mãe; Gabriel Wainer, que, depois de Malhação, foi escalado para o descolado Chulepa; e Gabriela Carneiro da Cunha, como Cris, melhor amiga de Diana (Carolina Dieckmann). Na Rede Record, Heitor Martinez surgiu como o vilão Nicolau de Ribeirão do Tempo, de Marcílio Moraes; em Uma Rosa com Amor (adaptação de Thiago Santiago para o texto de Vicente Sesso, grande sucesso da década de 70), no SBT, André Cursino ficou encarregado de interpretar Sérgio, depois de trabalhos em Meu Pé de Laranja Lima, na Bandeirantes, Chiquititas, no SBT, e Sandy & Junior, na Globo. Outro ex-aluno, Felipe Lima, apareceu como Milton. 

E a chegada de alunos da CAL à TV não parece ser simples decorrência de uma fase promissora. Em Araguaia, próxima novela das 18h, da TV Globo, a cargo de Walter Negrão, Mariana Rios, uma das atrizes lançadas com sucesso em Malhação, fará Nancy, jovem vaidosa e preguiçosa em busca de um namorado para casar, ao passo que Raphael Viana, que devidiu recentemente o palco com Lucia Verissimo na peça Usufruto, será Fred, filho do vilão interpretado pelo veterano Lima Duarte. Apesar do panorama promissor, cabe dizer que a CAL não anda de braços dados com a televisão. Sua proposta como escola de formação de atores transcende a satisfação de eventuais anseios pelo estrelato.