DICA DE TEATRO
Rio recebe novos espaços

Numa época marcada por espaços demolidos e fechados, cabe louvar as iniciativas voltadas para a construção de novos teatros – como o Teatro Nathalia Timberg e a Sala Nathalinha, na Barra e o da Fundação Cesgranrio, no Rio Comprido – e para o reaproveitamento de espaços já existentes – casos da Casa Rio, em Botafogo, e do Teatro Riachuelo, na Cinelândia.

DICA DE CINEMA
Uma caixa dedicada a Brecht

Dedicada ao dramaturgo Bertolt Brecht a caixa da Versátil é composta por três discos. O primeiro contém uma versão restaurada da adaptação de G.W. Pabst para A Ópera dos Três Vinténs, o filme Kuhle Wampe, com roteiro de Brecht e Ernst Ottwalt, e o curta Como Vive o Trabalhador, de Slatan Dudow. O segundo traz Os Carrascos Também Morem, de Fritz Lang, com roteiro de Brecht, e Os Mistérios de uma Barbearia, com direção de Brecht e Erich Engel. O terceiro reúne A Vida de Bertolt Brecht, documentário de Joachim Lang, e depoimentos de especialistas na obra de Brecht.

DICA DE LITERATURA
Jacó Guinsburg lança novo livro

Diretor da Perspectiva, a editora, sediada em São Paulo, mais voltada a lançamentos na área de teatro (a julgar pelas coleções Debates e Estudos), Jacó Guinsberg acaba de publicar, aos 95 anos, um novo livro, intitulado Boca de Cena – Marcações de um Espectador (Edusp), no qual revisita sua ampla conexão com o teatro ao longo da segunda metade do século XX. Além de Jacó, o livro foi organizado por Gita Guinsburg e Rosangela Patriota.

DICA DE ARTES PLÁSTICAS
Um panorama da obra de Palatnik

Chegou ao Rio de Janeiro – mais exatamente, ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – a exposição Abraham Palatnik – A Reinvenção da Pintura, que proporciona ao visitante um panorama dos 70 anos de trajetória do artista nascido em Natal (RN), em 1928. Com curadoria de Felipe Scovino e Pieter Tjabbes, a exposição, composta por 92 obras, pode ser apreciada até o dia 24 de abril.

DICA DE MÚSICA
La La Land em dois discos

Filme-sensação da temporada, dirigido por Damien Chazelle e indicado a 14 Oscars, La La Land vem atraindo pela evocação nostálgica dos antigos musicais e pela naturalidade com que os atores principais, Emma Stone e Ryan Gosling, cantam. Agora, o repertório também pode ser desfrutado por meio de dois discos, que trazem músicas como City of Stars e Audition (The Fools who Dream).